O projecto final deste capítulo está disponível no Scratch.
Compara-o com o teu projecto!

Neste capítulo vês como criar botões de forma simples. Para isso, vês como colocar texto em trajes e como seleccionar e manipular objectos no Editor de Pintura. Aprendes que é possível criar efeitos gráficos interessantes para os nossos actores, dos quais exploras o efeito brilho. Vês como especificar o centro de um traje, de modo a garantir que fique centrado. Usas pela primeira vez o clique num actor como evento que dá início a um guião e viste de novo como a difusão de mensagens é útil para avisar acerca da ocorrência de eventos.

Excerto do capítulo

Agora que temos actos de início e fim de jogo bem distintos do jogo propriamente dito, vamos melhorar o início do jogo de modo a que ele ocorra quando se clica num botão, e não quando se pressiona uma tecla. Depois, faremos algo de semelhante para o fim do jogo, usando um botão para continuar.

Precisamos, pois, de um botão de início do jogo. Os botões são adereços da nossa peça de teatro, tais como a própria bola. Portanto, também vamos ter de usar um actor para representar o papel de botão de início.

Antes de criarmos o novo actor, no entanto, vamos usar um cenário diferente para o nosso 1.º acto: o cenário anterior incluía a frase «Press space to start», que deixará de fazer sentido, uma vez que vamos passar a usar botões para controlar o início do jogo.