Excerto do capítulo

Percorreste um longo caminho até este ponto! Seguindo cada um dos capítulos, foste construindo um jogo de squash já com alguma complexidade. Mas o mais importante não é o jogo. O mais importante são os conceitos que foste aprendendo enquanto o construías. Mas, será que aprendeste a programar? Aprendeste, no sentido em que conheces já os elementos essenciais de uma linguagem de programação e formas de os usar para construir programas interessantes ou úteis. No entanto, se ainda só seguiste o livro, ainda não aprendeste a programar «a sério». O que é que te falta, então? Outra linguagem de programação? Não te iludas: não é o Scratch que te limita, pelo menos nesta fase. Usando a linguagem de programação Scratch é possível criar programas mesmo muito sofisticados. Um dos projectos Scratch nossos preferidos, de longe, é o Scratchnapped. Podes encontrá-lo em http://bit.ly/scratch-scratchnapped. O nome dele é uma contracção de Scratch com kidnapped (que significa «raptado») e trata-se de um jogo de plataformas inspirado no Super Mario, um dos jogos desse tipo mais famosos em todo o mundo. Experimenta jogá-lo um pouco, se é que ainda não o fizeste, pois já te tínhamos falado dele no início do livro.

Que tal o achaste? Espectacular, certo? Podes vê-lo por dentro, como qualquer outro projecto Scratch que esteja partilhado, e aprender através do seu estudo. Nesta fase, no entanto, provavelmente será complexo demais para o estudares. Referimo-lo para demonstrar que o Scratch não é limitado para aprender programação a sério.

Se a limitação, nesta fase, não é a linguagem Scratch, o que te falta então para aprenderes a programar a sério? Numa palavra: programar. Correndo o risco de te aborrecer pela repetição, cá vai de novo: só se aprende a programar a sério programando. Então o que te falta é simplesmente programar. Ou seja, colocares-te desafios e tentares resolvê-los usando o Scratch, não seguindo uma receita, mas sim usando tudo o que sabes e sobretudo a tua criatividade para encontrares respostas em código para esses desafios.