O projecto final deste capítulo está disponível no Scratch.
Compara-o com o teu projecto!

Neste capítulo vês a importância da inicialização para os nossos programas e aprendes a criar guiões de inicialização simples. Vês também como inicializar o tamanho, a posição, a direcção, o volume de som e o estilo de rotação de um actor. Vês, finalmente, como podemos copiar um guião de um actor para outro actor do teu programa.

Excerto do capítulo

Neste capítulo vamos tratar de um assunto muito importante: a inicialização. Chamamos inicialização ao processo de colocar o nosso programa num estado apropriado quando ele se inicia ou quando ele se reinicia devido a um evento importante no jogo, como uma bola fora, que leva ao final de uma partida de squash.

Neste momento há várias inicializações por fazer, tanto para a bola como para o jogador de squash. No caso do jogador, queremos que ele comece o jogo numa posição adequada, virado para a parede frontal do campo e com um tamanho mais adequado em proporção com o campo. No caso da bola, queremos que ela comece o jogo também com um tamanho mais apropriado, com um volume de som mais baixo (para o «Pop!» que produz não ser tão incomodativo), e movendo-se para a direita a partir de uma posição adequada.

Para resolver estes problemas, vamos criar um guião de inicialização em cada um dos nossos actores. Esta solução não é a solução ideal, pois podemos querer garantir que só depois de completa a inicialização se iniciam as restantes acções do jogo. Mas teremos oportunidade mais tarde de melhorar o nosso projecto.