O projecto final deste capítulo está disponível no Scratch.
Compara-o com o teu projecto!

Neste capítulo aprendes que os cenários são as diferentes formas de «vestir» o palco, correspondendo muitas vezes cada cenário a um determinado acto da peça de teatro de que somos os encenadores. Vês como se podem adicionar e remover cenários, mas também que podemos criar guiões no palco, que são executados pelo nosso obediente maquinista. Vês ainda como funcionam as coordenadas cartesianas no Scratch e como são usadas para identificar posições precisas do palco, por exemplo, em comandos que colocam um actor numa dada posição. Também vês como usar os repórteres das coordenadas de um actor. Finalmente, aprendes a usar comandos iterativos condicionais em conjunto com operadores lógicos (tais como a negação e a disjunção), bem como operadores relacionais (tal como o operador <) e o operador de igualdade, para criar ciclos que repetem comandos até que uma dada condição se verifique.

Excerto do capítulo

Este capítulo será um pouco mais longo que o habitual: vamos tratar de dar à nossa peça de teatro um melhor cenário e de encontrar uma forma de fazer o jogador de squash perder o jogo, e isso dará algum trabalho. Por isso, mãos à obra!

Clica sobre a miniatura do palco (toda branca) que se encontra à esquerda da Lista de Actores.

O palco ficará seleccionado, o que alterará um pouco o aspecto dos separadores que estão à direita do palco: agora temos «Cenários» em vez de «Trajes». Daqui a pouco falaremos sobre esta diferença.